🩺 A cirurgia minimamente invasiva revolucionou a prática cirúrgica ao permitir procedimentos menos agressivos, com recuperação mais rápida e menos complicações. A cirurgia digital é o próximo passo dessa evolução.

Com o desenvolvimento da tecnologia, a cirurgia robótica tem se destacado como uma evolução da cirurgia minimamente invasiva, trazendo maior precisão, mais conforto, controle e visão tridimensional para os cirurgiões. No entanto, o futuro da cirurgia aponta para uma integração ainda mais avançada de tecnologias, com a chegada da cirurgia digital e o uso da inteligência artificial no ambiente cirúrgico.
A cirurgia digital representa um avanço significativo ao integrar tecnologias como realidade aumentada, inteligência artificial e conectividade em tempo real.
Imagine um cirurgião visualizando sobreposto ao campo cirúrgico informações essenciais, como exames de imagem, dados clínicos do paciente e instruções precisas em tempo real. O cirurgião também poderia treinar em softwares e simuladores que reproduzem determinado procedimento específico antes de realizar a cirurgia. Isso proporciona um nível mais assertivo e orientado nunca antes visto, melhorando a precisão e a eficácia dos procedimentos cirúrgicos.
A inteligência artificial também está revolucionando a cirurgia, oferecendo suporte na tomada de decisões, análise de dados e até mesmo na execução de tarefas cirúrgicas.
Algoritmos sofisticados podem auxiliar na identificação de padrões, previsão de resultados e até mesmo na automação de processos cirúrgicos, como suturas ou dissecção de tecidos delicados.
A IA promete ampliar as capacidades dos cirurgiões, trazendo maior eficiência e segurança para os pacientes.
O futuro da cirurgia aponta para uma abordagem cada vez mais personalizada e precisa, graças à combinação da cirurgia digital, cirurgia robótica e inteligência artificial. Essas tecnologias têm o potencial de melhorar os resultados clínicos, reduzir complicações, diminuir o tempo de internação e acelerar a recuperação dos pacientes.
Além disso, a telemedicina e a telesaúde permitem acesso a cirurgias especializadas em áreas remotas do mundo, ampliando o alcance e o impacto da cirurgia avançada.
Imagine, um cirurgião poderá… por exemplo, nos Estados Unidos, executar um procedimento à distância, sem ter nenhum contato físico com o paciente que está no centro cirúrgico de um hospital no Mato Grosso. O cirurgião irá manipular o robô-cirurgião à distância, e a área do corpo será operada com alta precisão e segurança.
Em 2021, um cirurgião que estava em Nova York, nos EUA, realizou o procedimento para remoção da vesícula biliar de um paciente que estava na França.
É importante ressaltar a necessidade de garantir a ética, a segurança e a qualidade dos procedimentos cirúrgicos, mesmo em um cenário cada vez mais tecnológico.
O treinamento contínuo dos profissionais de saúde, a regulação das novas tecnologias e a manutenção da empatia e humanização no cuidado aos pacientes continuam sendo pilares fundamentais no avanço da cirurgia do futuro.
A cirurgia do futuro já chegou.
A integração de novas tecnologias com a experiência do cirurgião está transformando a medicina em algo mais seguro, preciso e eficiente.
A cirurgia digital e a inteligência artificial não são tendências — são realidade que já está moldando uma nova era cirúrgica, onde a tecnologia se alia ao conhecimento humano para o benefício da saúde e do bem-estar.
Quer saber como a tecnologia pode beneficiar seu caso cirúrgico? Agende uma avaliação com o Dr. Leandro e tire todas as suas dúvidas sobre cirurgia minimamente invasiva, robótica ou digital.assar em avaliação com um médico especialista para que se realize a investigação e orientação apropriada para seu caso.
Autores:

DR. LEANDRO MROZINSKI
CRM/MT 4751 – RQE 2057
Cirurgia Videolaparoscópica – RQE 6321
- Membro da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE)

DR. LEANDRO DUTRA PERES
CRM/MT 9035
Cirurgião do Aparelho Digestivo – RQE 4283
Cirurgia Geral – RQE 4338
Cirurgia Videolaparoscópica – RQE 4339
- Membro da Associação Internacional de Cirurgia Hepatobiliopancreática (IHPBA)
- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL)
- Membro da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE)